15 de julho de 2011

Partindo!

Amanheceu uma terça-feira fria de chuva fina no Rio de Janeiro. Mesmo no inverno, 15 graus não é uma temperatura comum nem agradável ao gosto do carioca típico. Acordamos às 5 da manhã para os últimos preparativos. Malas já prontas desde a noite anterior, o avião marcado para decolar às 9, nossa preocupação maior era evitar sermos surpreeendidos por algum eventual engarrafamento (sempre tem um corno que enguiça o carro justo naquele dia que você mais precisa chegar na hora em algum lugar), ou até mesmo acidente que nos atrasasse. Assim, saímos da casa da Clarice pouco antes das 6.

Por força do inverno, era noite escura ainda quando descemos de Badu Heights, e só foi amanhecer e clarear de fato quando já tínhamos pego o ônibus pro Galeão (não consigo me acostumar com o nome Aeroporto Tom Jobim de jeito nenhum). Por bem da sorte, não pegamos nenhum tráfego por termos saído cedo, apenas um pouco de lentidão já na Avenida Brasil. Mas chegamos com tempo no aeroporto, tomamos café tranquilamente e fizemos nosso check-in logo depois.

tomando café antes do check-in
Check-in feito sem tumulto, bagagem despachada sem problemas, aguardamos o momento do embarque. Sentamos em nossas poltronas - fileira 6, janela e meio. O povo vinha embarcando pacificamente, e tudo parecia em paz naquela manhã até aparecer um grupo de gringos fazendo uma bagunça incomum. Ficamos tentando descobrir a procedência do incomum grupo de uns cinco favelados nórdicos, homens e mulheres. Poucos minutos de observação foram suficientes para chegar ao veredicto... eram americanos, de algum estado do sul ou do meio-oeste. Tememos que eles ficassem naquele estado de agitação e mantivessem o volume de voz durante toda a viagem, mas depois da decolagem e nivelação da aeronave, quando a tripulação serviu o lanche, o bonde dos texanos sossegou o facho e continuou quieto a viagem toda. Com muitas nuvens no céu em quase todo o percurso, acabamos por nos entregar ao sono, e dormimos praticamente a metade das 3 horas de viagem.

Nenhum comentário: