15 de julho de 2011

Compras na Cadeia


Bora pra cadeia, galera!

O city tour fez uma parada estratégica no Centro Turístico de Fortaleza. Apesar de um certo ar de tourist trap, o local ainda assim desperta o interesse pela peculiaridade de estar instalado nas dependências de uma antiga cadeia. E fica na região central da cidade, um local de fácil acesso a pé entre outros dois pontos bem famosos da cidade, o Mercado Central e o Passeio Público. Diferente do Mercado Central, que em bom carioquês, é um "vuco-vuco do cacete", o Centro Turístico é um tanto mais bucólico. Lá se pode fazer o mesmo tipo de compras, só que em uma escala menor e num ambiente bem menos movimentado e tumultuado.

Interior do Centro Turístico

O prédio é interessante por sua arquitetura antiga e está razoavelmente preservado. Curioso ver as inúmeras barracas de panos, rendas, e redes típicas da região instalados no que um dia foram as celas dos presos. Algumas celas ocupadas por simpáticas senhorinhas nordestinas, que jamais seria possível imaginarmos encarceradas. Lá estavam elas, alegremente promovendo seus produtos. Ligeiramente incômodo apenas o fato de que a variedade de produtos desse local é restrita. Os panos típicos ocupam a maior parte das celas. Acaba virando um tour muito mais atraente para as mulheres, e não pra todas... é programa mais indicado para aquelas que tem paciência de ficar horas olhando para tecidos.

Os  agradáveis jardins internos.
Antes que perguntem: Não. Eu não comprei.
Birita e doces. A barraca é boa.

Ainda que dominado pelos panos, o restante das barracas ou celas oferecem alguns produtos interessantes. No interior do centro turístico há um pátio agradável e arborizado, como uma pequena praça, onde se pode sentar um pouco, e um quiosque de doces, compotas e bebidas da região. Ali pudemos comprar uma garrafa de licor de jenipapo pra levar de lembrança pra nossas velhinhas em casa. Eu pra minha mãe e a Cla pra avó dela. Compramos o que tínhamos que comprar, e seguimos adiante, já que por fazer parte do City Tour, todas as atividades estavam com tempo determinado. Mas foi um bom passeio, recomendo pra quem desejar opções de compras semelhantes às encontradas no mercado central, mas com bem menos tumulto.

Nenhum comentário: