15 de julho de 2011

Mercado Central e Restaurantes

Acordamos e enrolamos bastante depois da caminhada relativamente longa da noite anterior. Desecmos para o café e partimos pela Monsenhor Tabosa em direção ao famoso Mercado Central. O Mercado me lembrou bastante a Feira dos Nordestinos de São Cristóvão no RJ, por motivos óbvios. Só que o Mercado é mais. É como se a Feira do RJ fizesse sexo com um Shopping Center. Daria algo parecido com o Mercado. Passamos por todos os níveis, olhando as lojas, avaliando os preços e vendo o que tinha que valia a pena ou não. Na maioria, tudo muito padronizado. Os estandes e lojas que mais chamavam a atenção eram os de bebidas da região e os de doces ou alimentos. Artesanato, por mais detalhado que seja, é tudo muito parecido com qualquer outro artesanato que se vê em muitos outros locais do país.

Artesanato no Mercado.

Artesanato meio "mais do mesmo".
À parte da mesmice e repetição de temas, o Mercado em si é um lugar bem interessante, tem uma arquitetura original e vale a visita. Pitoresco, colorido, rende boas fotos e é bem animado. Talvez seja melhor até como passeio do que como consumismo puro. Ver as pessoas, olhar o mosaico das cores e das lojas, é em alguns momentos mais interessante e divertido que simplesmente comprar de loja em loja.






Continuamos nosso passeio pelo mercado, marcamos lojas onde vimos produtos e presentes que iríamos trazer pras pessoas e que tinham melhores preços e fomos nos preparando para sair. Mas a parte que mais gostamos mesmo de lá foi justo na saída: a lanchonete de sucos. A oportunidade de provar os sucos das frutas da região, algumas que não se consegue com facilidade no sudeste. Clarice não desperdiçou a chance de pedir um suco de Fruta-do-Conde (que os nativos chamam de Ata). Eu aproveitei pra beber pela primeira vez na vida um suco de tamarindo feito da fruta, em vez do engarrafado!


Babando nas frutas ao natural...
Encerramos nosso passeio agradável pelo mercado, onde compramos pouco mas observamos muito, tomamos sucos deliciosos de frutas típicas e nos preparamos para ir almoçar.



Nenhum comentário: